sexta-feira, 24 de outubro de 2008

PROCESSADOR EM MODO TURBO

Os futuros processadores de 45 nm Core i7 (codinome Nehalem) terão um recurso chamado Modo Turbo, que aumenta o clock de operação do processador, sem aumentar o seu consumo de energia e conseqüentemente sua produção de calor, quando pelo menos um dos núcleos não estiver em operação. É uma espécie de overclock automático. Funciona da seguinte
forma: digamos que você tenha um processador Core i7 de quatro núcleos e esteja rodando um jogo que utilize apenas dois núcleos. Por não estarem sendo usados, os outros dois núcleos serão desligados e os dois núcleos ativos passarão a trabalhar automaticamente com um clock maior, aumentando o desempenho.

Isto pode gerar economia de energia para o caso de notebooks, onde a bateria duraria mais.

OUTRA NOVIDADE PROCESSADOR DE SEIS NÚCLEOS

Durante o IDF Spring 2008 a Intel anunciou o lançamento do processador de seis núcleos Xeon X7460 (codinome Dunnington) voltado para o mercado de servidores de rede. Este processador terá 1,9 bilhões de transistores, trabalhará internamente a 2,53 GHz e terá 16 MB de cache L3 compartilhado.
Desta forma, se para servidores já está lançado o processador de 6 núcleos, basta esperar que esta novidade logo chegue ao consumidor em forma de processadores Core6 voltados ao uso em pcs !

Nenhum comentário: