segunda-feira, 27 de outubro de 2008

WI-MAX TESTADO EM SÃO PAULO

IDGNOW

São Paulo – Parceria entre Motorola, Intel e Telefônica oferecerá sinal WiMax gratuito para 150 clientes nos bairros de Pinheiros e Jardins.

A cidade de São Paulo receberá testes com uma rede comercial de WiMax a partir desta sexta-feira (24/10), em iniciativa conduzida por Intel, Motorola e Telefônica.O teste será realizado entre 150 clientes residenciais da Telefônica que moram nos bairros de Pinheiros e Jardins.

Debate: finalmente o WiMax vingará no Brasil? O WiMax é a evolução do popular Wi-Fi tanto pela velocidade como pelo alcance. As redes que encontramos em cafés hoje, por exemplo, têm velocidade máxima de 54 Mbps em uma área de até 30 metros. O Wimax aumenta a velocidade para 70 Mbps em uma área de até 50 quilômetros.Durante três meses, o grupo receberá gratuitamente uma conexão que permite o download de dados com velocidade de 2 Mbps e o upload de dados com velocidade de 600 Kbps – traduzindo, é uma velocidade mais que suficiente para a grande maioria dos usuários.Para os testes, a parceria instalou três estações rádio-base, que espalham o sinal WiMax pela região, nas ruas Butantã, dos Pinheiros e Bela Cintra.

Dentro de casas, os usuários envolvidos nos testes terão um modem WiMax que receberá o sinal das antenas na rua e distribuirão também sem fio para os cômodos da casa.As três empresas dizem que o teste é uma forma de avaliar tanto a viabilidade técnica da conexão como a resposta dos usuários e deverão ser realizados também nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre ainda sem prazo.

Caso os testes sejam bem-sucedidos e os equipamentos da Morotola sejam homologados pela Anatel, a Telefônica planeja lançar comercialmente o WiMax em São Paulo.
A Embratel já conta com um serviço comercial de WiMax que atende 12 cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, a partir de uma licença da freqüência de 3,5 GHz comprada pela operadora em 2002.

Nenhum comentário: