quarta-feira, 13 de maio de 2009

ANTI VÍRUS NA NUVEM (CLOUD COMPUTING)

A Panda Security introduziu na quinta-feira (28/04) um antivírus hospedado na nuvem.

Segundo a fornecedora de segurança, o Panda Cloud Antivirus tem um impacto 50% menor no desempenho do computador que as versões que rodam na CPU.

O produto é gratuito e já está disponível para download. A tecnologia combina um cliente de proteção instalado na máquina com uma arquitetura de servidor.

Todo o processo de análise do malware é feito na nuvem, o que, segundo a Panda, aumenta também a eficácia da proteção, uma vez que a base está sempre atualizada – o que, no caso dos antivírus instalados na máquina, pode não ocorrer por negligência do próprio usuário.

Os antivírus tradicionais usam múltiplas camadas para identificar ameaças e proteger a máquina, o que pode tornar o processo lento e pesado para o PC.

O pacote da Panda na nuvem inclui tecnologias de proteção contra virus, spyware, rootkit, entre outras, e promete consumir apenas 17 MB de RAM.

Ainda não fiz o teste dele, mas em breve postarei aqui um tópico com o teste e seus resultados. Para quem tem o micro lento pode ser um novo conceito, mas vale lembrar que a conexão com a internet deve ser rápida, senão o conceito de cloud computing vai por água abaixo.

Nenhum comentário: