segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MICROSOFT FAZENDO DRIVERS PARA LINUX !

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, num evento de software de código aberto em San Jose, Califórnia, ter desenvolvido três drivers (programas que ajudam partes ou aparelhos ligados ao computador a interagir com o sistema) para Linux, seu principal rival, segundo a Zdnet.

No total, são mais de 20 mil linhas de código, que, espera-se, serão incluídas no coração do Linux. A idéia da Microsoft é aumentar a interoperabilidade entre os dois sistemas.

Os programas serão colocados sob a licença GPL (General Public License), que rege os softwares abertos.

Não é a primeira vez que a Microsoft libera código para a comunidade Linux, mas aparentemente é a maior iniciativa nesse sentido até agora. Segundo Tom Hanrahan, diretor do Open Source Technology Center (OSTC) da Microsoft, o objetivo dos programas é turbinar as tecnologias de virtualização (que substituem máquinas reais por virtuais em redes) que combinam Windows e Linux.

Os novos programas deixariam o Linux rodar com melhor desempenho como uma máquina virtual em cima do sistema da Microsoft para virtualização, chamado Hyper-V. Isso ajudaria a padronizar melhor esse tipo de recurso, tornando sua instalação mais fácil.

Nenhum comentário: